Fala, batuqueiros e batuqueiras! Estamos aqui mais uma vez para abordar um tema que deixa muita gente em dúvida, olha só: qual a diferença entre tantã e rebolo?

Se você não sabe responder a essa pergunta, fique tranquilo, porque vamos explicar em detalhes a questão. Na verdade, é muito mais simples do que você pode imaginar.

Além disso, vamos fazer um resgate da história do tantã e explanar as principais medidas desse instrumento de percussão tão maravilhoso. E aí, preparado para mais este artigo especial? Então, vamos lá!

Como surgiu o tantã

Antes de mais nada, vamos entender o que é o tantã? Trata-se de um instrumento de percussão com formato de tambor cilíndrico ou afunilado. Ele foi criado no continente africano, sendo uma evolução do atabaque.

O tantã pode ser feito de madeira ou alumínio, com pele de couro animal ou poliéster. Tocado com as mãos, o instrumento tem vários diâmetros diferentes, servindo tanto para a marcação quanto para o chamado “corte”.

Instrumentos de percussão similares ao tantã foram muito utilizados por bateristas de bandas de rock e também por grupos antigos de música brasileira, como Quatro Ases e Um Curinga, que fez sucesso entre as décadas de 1940 e 1960.

Porém, o sambista carioca Sereno, fundador do grupo Fundo de Quintal, foi o responsável por introduzir o tantã no mundo do samba no fim dos anos 1970. Nesse sentido, Sereno criou uma batida própria, com um tempo forte diferente daquele então marcado pelo surdo.

Atualmente, é impossível pensar em um grupo de samba sem um tantã em sua formação. Em outras palavras, o instrumento é simplesmente imprescindível para o estilo. A seguir, confira o músico Sereno tocando seu amado tantã:

Afinal, qual a diferença entre tantã e rebolo?

Chegou a hora da verdade, meus amigos! Vamos lá: na essência, tantã e rebolo são a mesma coisa, porém o título pode mudar de acordo com o tamanho do instrumento. Além disso, dependendo da região do Brasil, também são usados mais nomes para definir o tantã, como acontece muito em São Paulo, por exemplo. 

Existem quatro principais tamanhos de tantã – confira nossa lista abaixo:

Tantã de 10 e 11 polegadas

Também são chamados de rebolo, tantãzinho ou tantã de corte. Com afinação mais alta, esse modelo é muito usado para fazer cortes e pequenas viradas, preenchendo mais o samba.

Tantã de 12 polegadas

Chamado simplesmente de tantã, essa medida fica no meio do caminho, sendo bastante versátil em sonoridade.

Tantã de 14 polegadas

Conhecido também como tantãzão ou tantã de marcação, foi esse instrumento que substituiu o surdo nos grupos de samba na década de 1970. Tem o som mais grave, ideal para marcação.

Viu só como é fácil? Resumindo a diferença entre tantã e rebolo: rebolo é o nome popular para um tantã pequeno, geralmente de 10 ou 11 polegadas. Tem o som mais agudo, sendo ideal para o chamado “corte”, que acrescenta pequenas viradas e enriquece o arranjo de músicas de samba.

Clique aqui e confira os melhores rebolos e tantãs do mercado com preços exclusivos.

Qual tantã comprar?

Agora que você já sabe a diferença entre tantã e rebolo e também está por dentro dos principais tamanhos do instrumento, aqui vai uma dica quente: o tantã é um dos melhores instrumentos para quem quer dar as primeiras batucadas. Ou seja, se você quer entrar no mundo da percussão e está em dúvida de qual instrumento escolher, saiba que o tantã é uma das melhores opções de compra.

Em relação aos vários tipos de tantã, recomendamos que comece pelo de 11 polegadas com pele de couro animal. Ele tem cerca de 55 cm de comprimento, sendo fácil de colocar no colo, e apresenta um som extremamente versátil. Além disso, as frequências são bem equilibradas.

Após a sua compra, confira aqui os principais cuidados e como fazer a correta manutenção do seu instrumento de percussão.

Conclusão

Agora temos a certeza de que você entendeu a diferença entre tantã e rebolo! De quebra, ainda aprendeu um pouco da história desse instrumento maravilhoso e conheceu as principais medidas disponíveis no mercado, certo?

Então, chegou a hora de você brilhar. Pesquise os modelos de tantã e escolha o que mais te agradar. Depois, é só estudar até virar um craque na arte do batuque! Nesse sentido, não esqueça de conferir a nossa matéria sobre os livros que todo batuqueiro precisa ler. Vai te ajudar muito, pode botar fé!

Enfim, temos muito prazer em te ajudar nessa jornada no mundo da percussão. Conte sempre conosco! Um abraço e até a próxima, amigos e amigas!

Fernando Paul

Ver todos os posts

3 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *