Fala, batuqueiros! Tudo certo?!

Feras, cheguem mais e diga se não é verdade.

Só quem já entrou no mundo da percussão sabe o quão rico de instrumentos é esse universo e, por mais que isso seja ótimo, acaba surgindo dúvidas para quem está começando agora.

Eu, geralmente, costumo indicar sempre o tantan para ser o primeiro instrumento de samba de qualquer iniciante e, hoje, é justamente sobre ele que vamos conversar.

Clique aqui, e confira os melhores rebolos do mercado com preços exclusivos.

O que é rebolo ou tantan?

O tantan, basicamente, é um tipo de tambor que tem um formato cilíndrico ou afunilado e, assim como a maior parte do povo brasileiro, descende da África através de outro instrumento chamado de atabaque.

Obs: Atabaque é um instrumento musical de percussão afro-brasileiro. O nome se originou do termo árabe al-Tabaq, que significa “prato”.

O rebolo é um instrumento de marcação e o seu uso é feito através de levadas feitas com as mãos para se tocar samba e outro ritmos característicos da cultura brasileira e, até mesmo, africana.

Essa percussão foi criada por Sereno, um famigerado sambista carioca que não apenas fez parte, como também fundou o grupo de pagode conhecido como “Fundo de Quintal”.

Com o sucesso do instrumento nas rodas de samba, pouco a pouco o tantan foi substituindo o surdo na década de setenta.

Quais são os tipos de tantan?

Bem, basicamente, o tipo de tantan é definido por conta do tamanho de sua polegada.

Sendo assim, por exemplo, um tantan de 10 a 11 polegadas damos o nome de rebolo; outro, de 12 polegadas, tantan e, enfim, o de 14 polegadas de tantan de marcação – instrumento que tomou o lugar do surdo na década de 70.

O tantan pode se diferenciar também por conta do tipo de pele que varia desde a pele porosa até a pele animal.

Nesse momento, muitos indagam qual seria então a melhor pele. No entanto, no mundo da percussão, essa comparação não existe. Cada pele tem sua finalidade, assim como seus prós e contras.

Entendendo isso, posso afirmar o seguinte: a afinação de uma pele porosa não varia tanto, diferente da pele  animal que, por sua vez, é bastante influenciável pelo clima, variando de forma mais evidente sua afinação.

Então, para eu começar, a porosa é a melhor pele? – você poderia indagar, e a resposta é “não”. Mas trataremos isso melhor no próximo tópico.

Qual o melhor tantan para iniciante?

O tantan que eu mais indico para quem está começando, na verdade, é um rebolo de 11 polegadas que, em sua maioria, terá um cumprimento de, mais ou menos, 55 centímetros.

Indico esse tipo de instrumento por conta dele ser muito versátil, tendo um bom som tanto para sons médios, agudos e graves.

Clique aqui e confira os modelos de 11″ disponíveis em nosso site.

Quanto a pele, não apenas eu, mas muitos percussionistas indicam a pele de animal, ou couro, para começar no batuque, uma vez que esse tipo de pele te permite ter uma maior possibilidade de criação de ritmo.

Isso acontece muito, também, por exemplo, com o pandeiro.

Conclusão

E aí, batuqueiro, batuqueira! Curtiram as dicas?!

Espero que sim!

Agora é colocar as mãos em um rebolo e começar a tocar.

Lembre-se sempre: nada é fácil no começo. No entanto, na medida em que formos tocando, vamos aprendendo. O sucesso, em qualquer área da vida resume, basicamente, no ato de não desistir.

Espero que promova muita alegria e felicidade por onde você batucar.

É isso! Adeus!

 

Reinan Santos

Ver todos os posts

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *