Fala, batuqueiros e batuqueiras! Tudo certinho por aí? Veja que bacana: no artigo de hoje, vamos explicar quais são os principais instrumentos de percussão e contar um pouquinho da história e das características de cada um.

Dessa forma, você vai conhecer praticamente todas as possibilidades sonoras do mundo do batuque, podendo escolher o seu instrumento predileto para aprender e tornar a vida ainda mais feliz e musical.

Curtiu a ideia? Então, bora!

Os principais instrumentos de percussão

Agogô

Um dos instrumentos mais antigos do samba, o agogô chegou ao Brasil trazido pelos escravos africanos. Geralmente, é composto por campânulas de ferro de tamanhos diversos que, ao serem tocadas com baquetas, emitem um som bastante característico.

Bombo

Também conhecido como bumbo, o bombo é um tambor de formato cilíndrico de tamanho avantajado, que possui um timbre bastante encorpado. É ideal para a marcação, sendo responsável pelas frequências graves.

Bongô

O bongô é um instrumento de percussão formado por dois tambores pequenos interligados, geralmente de tamanhos diferentes. Dessa forma, um emite um timbre mais grave que o outro, com muito contraste e riqueza sonora.

Caixa

Com corpo cilíndrico e tamanho médio, a caixa é um instrumento de percussão que tem duas peles bastante sensíveis ao toque de baquetas. Também chamada de caixa-de-guerra ou malacacheta, é muito usada para dar ritmo a grupos musicais dos mais variados estilos.

Cuíca

A cuíca é um instrumento de percussão semelhante a um tambor, cujo som é emitido a partir da fricção da haste interna com um tecido úmido. Pode ser chamada de puíta, roncador ou tambor-onça, sendo muito comum em escolas de samba e grupos de música regional.

Pandeiro

Extremamente popular em gêneros como o choro, samba e pagode, o pandeiro é um dos instrumentos mais recomendados para quem está iniciando no mundo da percussão. Seja com pele de couro ou de nylon, o pandeiro tem um som simplesmente apaixonante.

Tantã / Rebolo

Criado originalmente no continente africano, o tantã é um instrumento musical com formato de tambor cilíndrico ou afunilado. Pode ser feito de madeira ou alumínio, com pele de couro animal ou poliéster. Deve ser tocado com as mãos, podendo fazer a marcação ou o corte. Apresenta vários diâmetros diferentes – os tantãs pequenos, de 10 ou 11 polegadas, também são popularmente chamados de rebolos.

Reco-reco

O reco-reco nada mais é do que uma caixa de metal com molas de aço, sobre as quais o músico fricciona uma baqueta de metal. É um instrumento de percussão muito importante no pagode e samba, além de baterias de samba-enredo.

Repinique

Também conhecido como bacurinha, o repinique é um instrumento musical nascido no Brasil. É como se fosse uma caixa, mas com tamanho maior. O som é bastante destacado e presente, sendo ideal para a condução de escolas de samba, além de ser utilizado como instrumento solo.

Repique de Anel

Concebido pelo mestre Dotô, o repique de anel é um instrumento musical de percussão muito utilizado no samba. Trata-se de um tambor, cuja condução é feita tanto na lata quanto nas duas peles, exigindo bastante coordenação motora.

Repique de Mão

Esse instrumento de percussão, o Repique de Mão, foi criado pelo famoso ritmista Ubirany, que o adaptou para o samba a partir de um tom de bateria acústica. Possui uma levada bastante contagiante, marca registrada de rodas de samba, por exemplo.

Rocar

Considerado um chocalho, o rocar conta com platinelas que geram um som brilhante e intenso. Na bateria, é responsável pelo toque diferenciado às levadas, enquanto no samba, bossa nova e em ritmos regionais ele brilha de forma individual.

Surdo

Você já ouviu falar que o surdo é o “coração do samba”? Isso se deve à pulsação grave que esse instrumento gera, fazendo a condução de forma bastante especial. É um tambor de tamanho considerado grande, com duas peles, podendo ser feito de diferentes materiais.

Tamborim

O tamborim é um instrumento de percussão muito usado no samba, em ritmos africanos e orquestras eruditas. Consiste em uma armação, que pode ser metálica, acrílica ou de PVC, com uma pele esticada. O tamborim é tocado com uma baqueta e possui um timbre agudo e destacado.

Timbal

Instrumento que pode ser tanto rítmico quanto melódico, o timbal é um tambor de grande porte que possui origem africana. Foi popularizado no Brasil por artistas como Carmen Miranda e Jorge Ben Jor, sem esquecer de Carlinhos Brown, que criou o famoso grupo Timbalada baseado justamente nesse instrumento.

Conclusão

E aí, curtiu a nossa lista dos principais instrumentos de percussão? Diversidade de timbres é o que não falta quando o assunto é a arte de batucar. Bacana demais!

Agora que provavelmente você já tem um instrumento preferido, que tal comprar um exemplar para iniciar os estudos? Nesse sentido, indicamos a loja Clube da Percussão, que contém ofertas imperdíveis e ainda é engajada socialmente.

É isso, amigos. Ficamos por aqui, até a próxima!

Fernando Paul

Ver todos os posts