Fala, batuqueiros e batuqueiras!
Hoje estou passando aqui para te indicar alguns filmes que irão acrescentar, e muito, na sua jornada.
Alguns filmes trarão, sim, uma visão histórica acerca da nossa música e cultura, mas haverá também longas que exploraram, também, a nossa narrativa ficcional.
Nessa lista faço questão de colocar grandes clássicos brasileiros que esbanjam alegria em sua narrativa, afinal de contas é exatamente por conta deles que hoje podemos festejar de uma forma livre, leve e solta.
E aí, estão preparados para conhecer um pouco mais da nossa história?!
Vamos lá!
1. Cartola – música para os olhos, 2007
Esse filme é apresentado a nós através de um compilado de imagens e vídeos que mostram depoimentos de amigos e colaborados que abordam, em seu tema, a vida e carreira do mestre Angenor de Oliveira, também conhecido como Cartola.
Um grande ícone nacional do samba, Cartola foi e sempre será um grande compositor da nossa música brasileira. Nascido no Rio de Janeiro no dia 11 de outubro do ano de 1908, Cartola se tornou um grande ícone nacional do samba. Na sua carreira colecionou obras-primas como As Rosas Não Falam, O Mundo É um Moinho e Preciso me Encontrar.
2. O Mistério do Samba, 2008
Neste documentário é retratado as histórias, assim como o cotidiano de um grupo de artistas de uma das escolas mais conhecidas do Rio de Janeiro.
Sabe quem estou falando?!
Aposto que sim.
Se você pensou na Velha Guarda da Escola de Samba Portela, acertou.
Nesse filme sobre samba não poderia faltar muita música e alegria, por isso temos nele as participações especiais de granes nomes da nossa música como Zeca Pagodinho e Paulinho da Viola.
3. Os Doces Bárbaros, 1976
Não poderíamos falar de filme e esquecer a bela história desses quatros jovens que saíram da Bahia para todo o Brasil, mostrando o quão doce pode ser a selvageria do nordeste, não é verdade?!
Mas quem são eles? Vocês conseguem me dizer?
Caso tenham dito: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa, devo admitir que eu fiquei admirado com seu conhecimento sobre nossa cultura musical, meus parabéns.
Enfim, elogiar ainda mais seria chover no molhado, não é mesmo?
Se ainda não assistiu, corre pra ver!
4. Orfeu Negro ou Orfeu do Carnaval, 1959
Que tal falarmos um pouco de uma obra ficção?!
A história do Orfeu Negro conta o trágico romance entre a jovem Eurídice e o motorista e músico Orfeu. Estes dois se conhecem em pleno Carnaval no Rio de Janeiro e acabam se apaixonando.
No entanto, há um problema.
Orfeu é um rapaz compromissado e, como se isso não bastasse, sua noiva era bastante ciumenta.
E, como ambientação de toda uma história, uma antiga lenda revela que o amor do casal é acompanhado pela morte, porém, não obstante, Orfeu será capaz de descer ais infernos para salvar o amor de sua vida.
E aí, ficou curioso?
Aposto que sim. E te digo mais: no ano de 1960 esse filme ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro. Então, não deixe pra depois. Corre pra ver.
Conclusão
Como vocês podem vê, pessoal, nosso país é rico em história, cultura e sempre haverá algo a ser falado, cabe a nós, então, estarmos dispostos a ouvir e aprender cada vez mais sobre esse universo que nos cerca, não é mesmo?
Espero que tenha gostado do artigo e depois nos dê o feedback, caso tenha assistido alguns desses filmes, tá certo?!
Saiba que sua presença é sempre bem vinda aqui.
Até a próxima! 🙂
[…] Confira também: 4 filmes que todo batuqueiro precisa assistir […]