Olá, meus queridos batuqueiros e batuqueiras! Desta vez, trazemos um artigo muito especial sobre a linha Gope Aprendendo Percussão.
Você sabia que os instrumentos dessa série foram pensados nos mínimos detalhes pelos renomados irmãos Júnior e Thiago Viégas? Pois é!
Fizemos uma análise dessa parceria para você. Saiba tudo nas linhas a seguir!
A história dos irmãos Viégas
Nascidos em Brasília, no Distrito Federal, os irmãos Thiago e Júnior Viégas desde cedo têm um caso de amor com a arte musical.
Por influência dos pais, o lar deles sempre foi repleto de muita música. Aos 11 anos, Thiago começou a tocar instrumentos de corda, como violão, banjo e cavaquinho, virando músico profissional aos 15.
A paixão pelo batuque surgiu por acaso dois anos depois. Diante de uma necessidade do grupo em que tocava na época, ele trocou os instrumentos de harmonia pelos de percussão. A batucada veio para ficar.
Por outro lado, Júnior não iniciou tão cedo. Começou a tocar aos 18 anos, mas aprendeu de forma muito rápida, tornando-se professor em pouco tempo. Uma explosão de talento.
Como surgiu o projeto Aprendendo Percussão?
Já inseridos no meio profissional, os irmãos logo perceberam que a internet era carente de conteúdo musical, mais especificamente sobre percussão e samba. Eles então enxergaram uma grande oportunidade de ensinar na web a teoria aliada à prática.
Levou dois anos para Thiago convencer Júnior a embarcar na ideia. Em 2016, o canal Aprendendo Percussão deu os primeiros passos no YouTube.
Pouco depois, criaram o site Aprendendo Percussão para democratizar o acesso ao ensino do batuque no Brasil por meio de cursos online. Não demorou para que eles virassem referência em percussão no país.
Início da parceria com a Gope
A parceria com a Gope, renomada marca de instrumentos musicais criada na década de 1960, começou logo no início do canal dos irmãos Viégas, já em 2016. Sim, eles tinham poucos inscritos, mas isso não foi um impedimento para a companhia apoiar o trabalho.
Resumindo, a Gope logo de cara reconheceu e acreditou no potencial do projeto Aprendendo Percussão.
Bacana, né? Por isso, Thiago e Júnior são muito gratos à empresa até hoje.
Linha Gope Aprendendo Percussão
A relação foi amadurecendo com o passar dos anos, até que a marca teve uma ideia incrível: implementar a linha Gope Aprendendo Percussão, que seria assinada pelos irmãos Viégas.
A série, lançada em meados de 2020, foi desenvolvida com muito carinho. Uma prova disso é que a cor azul, marca registrada da linha, foi selecionada entre mais de 100 tonalidades diferentes.
A configuração de cada instrumento foi pensada especialmente pelos dois músicos, principalmente a combinação de pele, para que o som seja o melhor possível.
Segundo Thiago, quando uma pessoa compra um produto da linha Gope Aprendendo Percussão, chegará na casa dela o mesmíssimo instrumento que os irmãos conceberam. Em outras palavras: qualidade profissional.
Catálogo completo
Atualmente, todos os instrumentos do catálogo da Gope também estão na linha Aprendendo Percussão de forma customizada. Isso mesmo! Qualquer instrumento, de qualquer tamanho.
Segue a lista de todos os itens que atualmente fazem parte do catálogo da Gope:
– Agogô
– Apito
– Atabaque
– Black Black
– Berimbau
– Bombo
– Bongô
– Caixa
– Carrilhão
– Conga
– Cuíca
– Djembê
– Ganzá
– Lira
– Pandeiro
– Pratos
– Rebolo
– Reco-reco
– Repinique
– Repique de Anel
– Repique de Mão
– Rocar
– Surdo
– Tamborim
– Tantã
– Timba
– Timbal
– Triângulo
– Zabumba
Alguns destaques
Bem completo o catálogo, certo? Na linha Gope Aprendendo Percussão, qualquer escolha é certeira!
Os irmãos Viégas, claro, têm todos os produtos da série, mas alguns deles são mais utilizados pelos músicos no dia a dia. Vamos conhecer mais a fundo alguns dos preferidos deles no momento?
Repique de mão
Thiago Viégas atualmente está apaixonado pelos repiques de mão de 10” e 11”, com pele transparente. Essas são as medidas de que o músico mais gosta.
Esse instrumento tem como principal objetivo a condução, normalmente com acentuação no contratempo da música. Tem um timbre bastante conciso e objetivo, com muito destaque, ajudando a preencher a canção.
Pandeiro
Em relação ao pandeiro, os irmãos Viégas têm usado muito o de 12”. Essa medida evidencia ainda mais o belo timbre do instrumento.
Atualmente, Thiago está usando pandeiro com pele porosa, mas a transparente também tem muita qualidade. É realmente questão de gosto pessoal.
O pandeiro é um instrumento clássico e bastante versátil. Saiba mais sobre as peles de pandeiro e como elas afetam a sonoridade aqui neste artigo.
Reco-reco
O reco-reco da linha Gope Aprendendo Percussão está incrível. O de três molas tem a mesma qualidade que o de quatro, porém é um pouco mais leve, melhorando a tocabilidade.
Outro aspecto a ser notado é que o de quatro molas tende a ser um pouquinho mais agudo, mas a diferença é pequena.
O reco-reco, com seu brilho característico, é importantíssimo para a condução. Pode fazer o papel de um ganzá ou de um chimbal de bateria, por exemplo.
Clique aqui e adquiras os seus instrumentos da Gope com preços exclusivos.
Conclusão
E aí, amantes do batuque, gostaram desse review?
Se você curte o projeto e o som de Thiago e Júnior Viégas, qualquer instrumento da linha Gope Aprendendo Percussão vai superar as suas expectativas. Pode apostar!
Afinal de contas, vamos ser sinceros: não tinha como essa parceria dar errado, não é mesmo?
Muitos batuques para vocês! A gente se vê novamente em breve.
Comentar