Fala, batuqueiro!

Tô aqui mais uma vez para falar de coisa boa… de história!

Só que dessa vez, não de instrumentos, mas de uma empresa que fabrica os instrumentos que nós, com tanto carinho, usamos.

Vocês já devem saber de quem estou falando. – finge que não coloquei a marca no título e finge surpresa.

Sim, a contemporânea! Acho importante começar o texto retratando que é impossível falar de história da música no Brasil sem citar essa grande empresa.

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Enfim, senta que lá vem história.

Como tudo começou

Tudo começou no ano de 1946, quando um jovem chamado Miguel Fasanelli, que na época era ex-balconista de loja, aceitou a proposta de sociedade de uma oficina que, mais tarde, viria a ser uma das maiores marcas no que tange música que a gente gosta… música brasileira.

No entanto, foi na década de 1950, tempo esse em que o samba começou a entrar no conhecimento da grande massa através dos blocos carnavalescos, que a empresa viu seu “boom”.

O trabalho dentro da oficina, nesse tempo, já era bastante conceituado entre os músicos daquela época. Inclusive, aquele menino, que antes trabalhava como balconista, da década de 50 se via conhecendo os diretores e presidentes dos blocos carnavalescos que acabaram por frequentar e usufruir dos serviços da oficina.

Mas foi justamente nesse meio tempo que Miguel teria uma ideia que mudaria todo o rumo do que, hoje, chamamos Contemporânea.

A ideia que mudou uma história

Miguel, na medida em que os observava os negócios da oficina começarem a andar por conta própria, percebeu também a enorme demanda do mercado do samba por instrumentos. Foi assim que ele abriu sua loja e começou a comercializar instrumentos musicais, firmando, então, a contemporânea como uma das grandes empresa do segmento de música no Brasil.

A partir dos instrumentos de fanfarra, Miguel começou a adaptá-los a fim de que esses instrumentos atendessem, também, as necessidades dos sambistas. No entanto essa distribuição só foi possível por conta da colaboração de músicos e amigos de Miguel, como Betão, Gilberto Braga e Carlão.

Através dessas adaptações, bombos foram transformados em surdos, surdinhos e em repiniques.

Nesse meio tempo em que ocorriam todas essas adaptações em seus instrumentos, a cidade de São Paulo começava a ser a casa de músicos sambistas que, até então, residiam no Rio de Janeiro. Essa migração aconteceu, principalmente, por conta de casas de show que surgiram na cidade de São Paulo.

Foi nessa época que a Contemporânea passou a ser conhecida como a “loja do samba’ ou, então,  “o ponto de encontro dos músicos”, uma vez que era bastante comum encontrar músicos como Jorge Bem, Clara Nunes, Beth Carvalho (a madrinha do pagode), Martinho da Vila e muitos outros.

A conclusão de uma história, ou seria apenas o começo de uma grande série?

Um dos principais fatores que propiciaram os aparecimento e desenvolvimento de instrumentos renomados como o tantam, o rebolo e o repique de mão, foi, justamente, a parceria da empresa  com os artistas, através de encontros de roda de samba e pagode que, por muitas das vezes, acontecia na própria loja

E foi assim que, com o passar dos anos, a oficina de instrumentos de sopro foi dando espaço para a magnífica fábrica e loja de instrumentos de percussão conhecida hoje como Contemporânea.

Como tudo na vida, as coisas mudaram e, hoje, a loja e a fábrica estão em um endereço diferente, na medida em que a Contemporânea, através de estratégias  inteligentes continua crescendo e conquistando no mercado europeu e norte americano.

Missão, visão e valores da Contemporânea

A percussão brasileira, na visão da Contemporânea, é, literalmente, um agente transformador que serve de instrumento para mudar a vida de pessoas. E, de acordo com eles, é essa imagem da música e do batuque que eles pretendem perpetuar por gerações e gerações.

Que assim seja, não é mesmo, eu bom?

Entendo qual premissa guia os seus passos vamos tratar dos 3 pilares que sustentam a empresa: visão, missão e valores.

  • MISSÃO Levar e promover a cultura brasileira, suas origens, influências, misturas rítmicas pelo mundo, para que as pessoas possam conhecer nossos produtos, interagirem com eles e aplicá-los no seu dia-a-dia.
  • VISÃO Tornar a percussão brasileira um elo de ligação entre pessoas de diversas classes sociais, independentemente de suas origens e religiões. Queremos que as pessoas sejam mais unidas para formarmos juntos, um mundo melhor para todos.
  • VALORES Excelência, Respeito, Solidariedade, Intercomunicação, Valorização do Ser Humano e Amor pelo que fazemos.

Conclusão

Pois é, meu bom. O que achou de saber um pouco mais da história de uma marca que sempre se faz tão presente na vida de tantos músicos?

Legal, não é?!

Gratidão! Foi um prazer te ter por aqui mais uma vez! Te vejo na próxima.

Reinan Santos

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